
Promover a autonomia do pensamento e às condições sociais e emocionais a partir da integração social, da evolução da linguagem, da capacidade de simbolização e de expressão do pensamento através de atividades lúdicas que contemplem o desenvolvimento psicomotor, cognitivo, social e emocional da criança.

Proporcionar uma multiplicidade de elementos, oportunidades e condições para que as crianças sistematizem os aspectos de autonomia motora, intelectual, afetiva e social, a fim de encontrar sustentação para as demandas que estão por vir, através da formalização do ensino, no nível fundamental.

O sentido que a criança dá à sua ação vai depender da oportunidade que lhe é dada sendo assim a provocação do ambiente trará a riqueza do conhecimento, por isso, a Pingo é conhecida como a “Escola da Pergunta”.
Educar dando oportunidade para a descoberta de um mundo de novidades, proporcionando uma visão crítica. A educação infantil com base na ludicidade, no brincar, no interagir e no convívio com a natureza, assim havendo oportunidades de aprendizagem capaz de contemplar as diferentes áreas do conhecimento, buscando não somente a essência da vida, mas também a felicidade que impulsiona e dá o tom a vida “aqui e agora”.